ProJEtos

Projetos Encerrados - Projeto Empreender em Família

A APAE – Barroso, criada em 1977, vem dando contribuição significativa ao atendimento da pessoa deficiente do município de Barroso. Entretanto, a partir de 1998, com a proposta do Projeto Águia pela Federação Nacional das APAE´s, tornou-se possível um avanço significativo da entidade, seja na diversificação dos serviços prestados, seja no aprimoramento de tais serviços, e na capacitação de seus profissionais, seja na ampliação da consciência de direitos do deficiente, no efetivo diálogo da APAE com as famílias e a comunidade. A realização do convênio do SUS, a partir de 2005 significou também uma oportunidade de expressivo crescimento da entidade, viabilizando de maneira mais efetiva e qualificada a prestação de serviços especializados e um atendimento mais amplo ao deficiente. Atualmente, o desafio da entidade é a conclusão da construção de sua sede própria, que teve seu início em 2006, com a construção da Clínica de Reabilitação pelo governo do Estado, com recurso do Governo Federal, cuja inauguração foi em dezembro de 2007. Em 2008 iniciou-se a obra do Núcleo Convivência Social, também com recurso do Estado, apoio da comunidade e empresas locais Em janeiro de 2009 iniciou-se as obra do Núcleo de Educação Especial, com recurso repassado pelo município. A direção da entidade continua fazendo outras articulações e negociações no sentido de viabilizar a construção do Núcleo de Estimulação Neurosensorial e administração.

Projeto Empreender em Família, que tem como objetivo dar condições técnicas e operacionais para que as famílias, cujos filhos são portadores de deficiência intelectual ou múltipla, produzam e comercializem, de maneira autônoma, produtos alimentícios com o selo da APAE. 

O projeto atende atualmente 20 famílias, entre jovens e senhoras, que receberam capacitação para produção de temperos caseiros.

As capacitações aconteceram entre os anos de  2010 e 2011 na própria cozinha industrial da APAE Barroso.